Como Garantir um salario a mais no ano – e  acredite – so depende de você

 

Você consegue vendendo itens velhos e reduzindo despesas mensais, veja como fazer:

Venda aquele seu carro velho que ta parado há mais de ano (fusca, gol, etc).  Pode conseguir uns 3 a 5 mil reais, dependendo do caso.  Aproveite e alugue Tb a vaga do estacionamento, vai conseguir uns 120 mensais, isso da mais 1.400,00 no ano.    Não deixe que algum agregado /ou zelador de prédio pegue seu carro velho de graça.  Pode fazer a mesma coisa colocando a venda uma TV já desatualizada,  uma esteira elétrica parada,  um notebook antigo, um smartphone, etc.   Afinal, vc quer um smartphone novo.

Agora vem a parte mais interessante.  Reduzir despesas. Um executivo importante comentou que despesa é igual unha, tem que cortar toda semana. qualquer redução em despesa feita em Janeiro, tem efeito pelo resto do ano, e portanto, alavancagem de 12 vezes.

Entre no site do seu banco, tire um extrato de todo o período de 2015, e grave numa planilha Excel. O banco dificulta um pouco,  as vezes so mostra a posição de um mês por vez. Copie e cole 12 vezes se for o caso.   Já no Excel,   exclua linhas desnecessárias, tipo saldos,  deixe apenas o histórico,   data,  tipo de despesa,  valor.  Depois classifique tudo por ordem de despesa, depois data.  Em seguida, totalize cada item, por mês,  e quanto gastou em cada item, no ano.  Se não for bom em planilha Excel, chame o caçula pra fazer, ou procure alguém da redondeza.  Vai descobrir rapidinho porque seu saldo no banco acaba tão rápido:

Pacote de Tarifas cobrado pelo banco  - Vai ver o absurdo que pagou ao banco pra ele não fazer nada. Veja o que pode reduzir fazendo pressão no seu gerente do banco.

Cartoes de Crédito -  Além das despesas com cartão de credito, sempre um absurdo, ainda tem os pagamentos de anuidades, debitados mensalmente. Tem cartão que vc nem usa, mas o banco cobra anuidade. Cancele o que puder. E se estiver pagando juros no cartão de crédito, ai é mais greve. Sabia que juros no cartão de crédito é de mais de 300% ao ano ? você so paga isso se for muito burro.  So pra dar uma idéia,   o que o banco cobra como sendo pacote de tarifas está em torno de uns 600 reais no ano,   e anuidade de cartão de crédito, mesmo que não use,   outros 600 reais.

 

Conta de Email pago.   Se estiver pagando, é porque é muito desatento.  Se for uma conta no UOL,  e com desculpa de que oferece alguns megas de arquivo,  pode ta cobrando uns 80 reais mensais.   Tenho conta no Yahoo, que também oferece megas de arquivo, e totalmente grátis. E funciona muito bem.

 

Conta de Internet, Telefone, TV

Sempre da pra conseguir bons descontos nesses itens.  Primeiro, veja quanto vc realmente precisa de internet, velocidade, etc.  Pode ta pagando uma velocidade muito acima do que precisa, e pagando por isso.  Ou pode ta pagando uma velocidade mais alta, mas a operadora discretamente reduz a velocidade. Faça uma medição da sua internet efetiva. Tem vários aplicativos para isso. Nas operadoras de telefone e celular,  se apertar um pouco, vai conseguir fácil uns 10% de desconto na conta, por baixo.   Veja também a possibilidade de juntar tudo, num combo.  Além de desconto considerável, tem operadora que ainda da um smartphone novinho em folha de bônus.  Se estiver difícil, ameace cancelar tudo, ou transferir para o concorrente.  E não se preocupe com a canseira que vão dar, provavelmente vão lhe transferir a ligação para várias outras pessoas, ate chegar na que vai dar o desconto.  Aproveite que o ano ta começando, para escutar mais, e  falar menos, no telefone.

 

Alimentação.  Nesse item da pra conseguir uma redução muito boa.  Pode reduzir as compras na padaria, e aumentar as do supermercado.  Pode rever os itens que compra no supermercado, sempre tem coisas que não fazem muito sentido.  Caso faça compras de marmitex,  dependendo de onde pede, o desconto pode ser da ordem de 35%.  Tem alguns fornecedores de marmitex caseiros que oferecem preços excelentes, e a qualidade da comida é igual ou até melhor.  Qual o segredo deles ? não recolhem impostos que um estabelecimento normal é obrigado. Mas e daí. Ninguém paga a você para ser fiscal da receita federal ou do governo. E acredite,  o governo, a receita federal, e os fornecedores de comida tão se lixando pra você.  Dê uma banana pra todos eles.

 

Energia Elétrica.   A conta da energia elétrica no ano não deve ter sido muito agradável. E não dá pra negociar descontos com essas empresas de energia.  Mas você pode se organizar para reduzir a conta, coisas do tipo abrindo menos a geladeira,  deixando menos lâmpadas acesas, etc.  Mas talvez algo que faça reduzir a conta de verdade seja chamar um eletricista para ver a fiação, a caixa de fuzivel,  o tipo de lâmpadas usadas, etc.  Casa com fiação antiga consome muito mais energia. E acredite, tem muito aposentado fazendo bico de eletricista, e cobrando uma taxa muito modesta pra fazer isso. O ganho que vai obter no ano, vai pagar muitas vezes o que um eletricista desses que mencionei vai ajudar você a fazer.

 

Na conta da água, talvez de pra fazer alguma coisa. Verificar vazamentos na descarga, pode ser uma delas.

 

Por último, vem a questão dos investimentos que a pessoa faz. Digamos que você é do tipo que deixa o dinheiro que ta sobrando na poupança.  Sabia que a poupança perdeu feio em 2015?  De cara,  se começar a aplicar os mesmos recursos que estão na poupança, no Tesouro Direto,  já vai garantir um ganho extra.   O investimento mais tranqüilo no tesouro direto é o que segue a taxa selic, é extremamente seguro, tão liquido quanto a poupança.  E não caia no conto que a poupança é isenta de imposto de renda.  

 

Mas digamos que você tem a possibilidade de aplicar em fundo de previdência, tipo PGBL, VGBL.  Em tese,  aplicar nesses fundos só é interessante se a empresa onde você trabalha deposita uma parte pra você tambem, caso contrário,  essa aplicação vai render o mínimo possível. Os bancos cobram taxas de administração absurdas, mas não vão falar pra você.

 

Você pode ter uma carteira de ações, e provavelmente esta perdendo uma boa grana nisso. Se estiver cansado de passar raiva, perdendo em ações, que te vendem como blue chip, zere tudo, e aplique no tesouro direto – selic.  Conheço caso de pessoa que tem ações de Petrobras e Vale, e não fez movimentação durante o ano. Resultado, virou o ano reclamando de ter perdido mais de 30% na carteira, isso sem contar a inflação do período.

 

Considere um caso hipotético de uma pessoa que tem 1 milhao, em aplicações, no banco.  A possibilidade de o banco estar cobrando dele mais taxas do que o devido, e de ele não estar aplicado corretamente, podem estar reduzindo esse investimento em uns 10% ao ano,  100 mil reais.  E essa pessoa ainda agradece ao gerente do banco pelos serviços prestados.

 

Caso esteja no grupo dos endividados, com dividas relacionadas com a casa em que mora,  com o carro, dívida com cartão de crédito ou cheque especial, tente liquidar as dividas onde os juros são mais elevados, transferir dividas de um banco para outro com juros menores, fazer um empréstimo consignado para liquidar uma divida de cartão de crédito, etc.  E não seja modesto se for renegociar a divida no banco. Ofereça pagar so o principal, sem os juros embutidos.  Depois va melhorando a proposta, mas bem devagar. Não tenha pressa.

 

Todo mundo tem vícios.  Tente reduzir o gasto com os seus vícios prediletos em uns 10%.  E considere vicio tudo que for em excesso:  fumo, bebida, comida, jogos na loteria, viagens, roupas, etc.

 

Incentive a mulher a trabalhar fora. Ela vai reclamar menos, gastar menos, e ainda pode trazer uma grana pra casa.  E caso você seja demitido, ela ainda pode sustentar você.

 

Agora é a vez de obter mais um salário. Prepare-se muito bem, e vá ao seu chefe pedir um aumento de uns 10%.  Ele te acha um cara super legal, e vai dar esse aumento fácil.

 

Tem muito mais coisas que dá pra fazer pra garantir um salário a mais no ano, mas isso fica pra outra oportunidade.

 

Oinaj Avlis