Travas de Volatilidade = Strangle e Straddle

03/06/2013 21:40

De:  Spock  

TRAVAS DE VOLATILIDADE - STRANGLE E STRADDLE

 

Vantagem - Ganha-se nesta trava quando mercado está volatil e existe grande variação de preço da ação para cima ou  baixo.

Desvantagem - Risco de perda em caso de mercado ficar parado ou congestionado (de lado) ou com pouca volatilidade por vários dias.

 

Por isto, deve-se montar seguindo as regras abaixo descritas.

 

Recomendo fazer simuçações com dados reais, durante varias semanas para melhor entendimento.

 

Trata-se da compra de call e compra de puts de mesmos preços.

STRANGLE -  As call e as puts  pertencem a strikes diferentes. Ex.: VALEF33 / VALER31.

STRADDLE - As call e as puts  pertencem ao mesmo strike. Ex.: VALEF32 / VALER32.

 

OBS.: Quando a call e a put tem o mesmo preço, significa que estão com a mesma distância de seus preços de exercicio para com o preço atual da ação. Ex.: VALEF33 (33,00) / VALER31 (31,00) .. enquanto o valor atual da ação está 32,00, estão ambas a 1,00 do preço da ação. (neste caso é uma STRANGLE).

 

REGRAS PARA MONTAGEM:

 

1) Procurar montar sempre véspera de um evento importante (Balanço, FED, etc) pois siginifica que tende haver grande volatilidade a frente e dependendo o resultado do evento pode romper forte pra qualquer lado.

 

2) Procurar montar sempre nas últimas duas semanas da série, qdo as opções já perderam theta (gordura) e estão voláteis.

 

3) Montar com strikes com preços entre 0,20 e 0,40.

 

4) Montar quanto as call e as puts estejam com mesmo preços ou bem próximos.

 

5) Sempre montar (comprar) as call e as puts juntas (no mesmo momento).

 

6) Não permanecer muitos dias com a trava montada, pois a perda de gordura corrói o lucro e pode causar prejuízo.

 

 

ACOMPANHAMENTO:

 

Depois de montada a trava soma-se o preço das duas pontas (call + put) para saber o custo da montagem.

 

Você poderá acompanhar a evolução do lucro ou prejuizo, acompanhando o preço de oferta (OCs) do book das call e da put e somando-as. Assim saberá se está acima ou abaixo do custo inicial de montagem.

Ex.:  Montagem pagou call 0,30+ put 0,30 = 0,60 (custo da trava).

 

Situação-1        Evolução estavel:    0,35+0,25 = 0,60  (a ação subiu mas os lados tiveram evolução iguais porém opostas).

Situação-2        Evolução positiva:   0,45+ 0,20 = 0,65 (a ação subiu e as calls valorizaram-se mais do que a perda nas puts).

Situação-3        Evolução negativa:  0,29+0,28 = 0,57 (a ação ficou em congestão e ambas as pontas perderam theta causando prejuizo.

Situação-4        Evolução positiva:   0,20 + 0,45 = 0,65 (a ação caiu e as puts valorizaram-se mais do que a perda nas calls).

 

DESMONTAGEM:

 

Quando uma das pontas da travas (a call ou a put) atingir 100% do seu preço pago então está pagará o custo total da trava.  A outra ponta perdeu preço mas não zerou, neste caso será seu lucro. 

Ex.:   montou 0,30+0,30=0,60 é o custo total...       desmontou 0,60+0,13= 0,73.. 0,13 foi seu lucro.

 

Não me responsabilizo por montagem incorreta ou prejuizos, pois os riscos são minimizados se seguir todas regras, porém sempre existirão.

 

Boa sorte!