Hoje foi um dia de muitas decisões importantes!

05/02/2014 18:26
 

Ícaro de Carvalho

 

Hoje foi um dia de muitas decisões importantes!

 

Não haveria a menor necessidade de estar citando isso daqui para vocês, não só de facebook aberto, mas de coração aberto, mas, sinceramente? Não acho que seja construtivo eu apenas cantar vitórias no meu dia a dia. Não existe nada mais danoso aos que estão começando no mercado do que ver que aqueles que eles se espelham de alguma forma "só vencem" no mercado. Isso cria a ideia de que todo mundo aqui é uma espécie de super-homem, o que está muito, muito longe de ser verdade.

 

Reparem, o facebook é um ambiente em que todos os que comentam sobre o mercado são vencedores irrefreáveis. Todos acertam todas as suas operações e caminham por uma espécie de estrada de tijolos dourados onde STOP's existem apenas no seu dicionário, jamais fazendo parte do dia a dia operacional. Não poderia ser menos realista, não poderia mesmo.

 

Há alguns meses eu disse que estaria encerrando o meu dia a dia no Brasil, que estava diminuindo as minhas posições no mercado nacional drasticamente e que o meu futuro estava na terra do tio Sam. Um novo mercado, uma nova realidade, novos ativos, novas possibilidades. A verdade é que o balanço após quarenta pregões não se mostrou próximo ao que eu estava imaginando. A conversão do mercado Brasileiro para o Americano foi mais dura do que eu imaginava.

 

Em que pese o excesso de liquidez e toda sorte de instrumentos para se negociar lá fora, não me acostumei com a sua dinâmica. As agendas, coisa que nunca tive o costume de observar tão atentamente, pesam muito, os estouros são grandes, as comissões - pensava eu - seriam mais baratas ao final de vários dias negociando, mas, como eu abria cinco ou seis vezes mais ordens do que abria aqui, acabavam se igualando. Ao final desses quarenta dias de negociação, a revelação: Ao comparar as notas de corretagem, compras e vendas, volume negociado, todas as custas e tudo mais, operar lá fora está me fazendo ganhar apenas 25% (um pouco mais, mas isso é irrelevante para o texto) do que eu estava ganhando aqui. "Ah, mas lá em em dólar" - sim, mas o dinheiro mandado para lá também é em dólar.

 

O fato é que um trader, acredito eu, não pode se dar ao luxo de performar apenas um quarto do que estava performando aqui só porque o ativo é mais liquido e legal. Crude não bateu muito com o meu perfil, assim como o FOREX e, prestem muita atenção: O maior adjetivo que um operador possui é saber a hora em que ele tem que estopar.

 

Coincidentemente - ou não - o Brasil em 2014 vem exibindo o mercado mais FÁCIL E RENTÁVEL que eu tenho conhecimento desde 2008. Sério: Quem não está fazendo dinheiro aqui precisa procurar outra coisa para fazer na vida. Em não sei quantos anos nunca houve um mercado tão simples. Dá para operar de tudo: O dólar está fantástico, PUTS de Petrobrás e Vale estão entre os instrumentos mais rentáveis do mundo no período e até o índice, até o índice, anda baba. De verdade, isso me fez pensar muito sobre o que deveria fazer daqui para frente.

 

Esse texto é muito importante para que vejam que a vida do trader é tudo, menos linear. É tudo, menos previsível. Ele demanda mudanças, experimentações, dinheiro para lá, dinheiro para cá, manda, traz, opera isso, opera aquilo. Não é nada fácil, mas está longe de ser o fim do mundo, também.

 

Enquanto estão todos comemorando hoje a perda do suporte da Petrobrás desde a crise sub-prime, eu os convido a reflexão: Perguntem - a todos que comemoram - em que preço eles estão vendidos no papel. Perguntem, já que tinham tanta certeza assim da queda do papel, qual o preço de venda de cada um deles. Se aproveitaram o dia de hoje, que, para mim, foi o melhor dia operacional DA MINHA VIDA COMO TRADER. Pergunte se operaram ou se gastaram tempo desenhando no paint.

 

Hoje foi o dia decisivo em que eu decidi abandonar o crude de vez e retornar ao Dólar e as opções com foco total porque, além de ter sido um dia pífio para mim lá fora, foi um dia ESTOURADÍSSIMO DE BOM por aqui, no dólar. Ai foi derradeiro, não tem conversa, está na hora de parar de brincar de operar lá fora e voltar para o que se está fazendo aqui há anos e está indo muito bem, obrigado. Quão transparente eu seria se apenas denunciasse as vitórias, postasse sobre "estou indo para o mercado de gente grande" se não comentasse depois como foi o desenrolar? Seria só mais um truão aqui da rede social.

 

O mercado aqui na internet é de muitas risadas, de muita farra, de muita festa, mas de pouca substância, de pouca realidade. O mercado é duro, é foda, É DIFÍCIL PRA CARALHO. Difícil demais para se gastar tempo farreando em cima de um papel que você não está ganhando um centavo sequer.