Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 14/09/2012 às 12h49

14/09/2012 14:10

 

Mercado futuro de taxas de juros

As taxas de juros futuras continuaram a “arrepiar” nessa manhã, com forte alta nas taxas dos vencimentos mais longos!

O mercado chega a negociar, nesse instante, com variação de 0,10 p.p. para cima na taxa de juros spot ajustada para hoje no vencimento de janeiro/21.

A justificativa ventilada no mercado é de que seria esperada uma “normalização” da crise das economias da Europa e dos EUA ao longo do tempo e que esse novo cenário futuro “benigno”, aliado à recuperação da economia local não justificaria taxas de juros tão baixas quanto as que se chegou a negociar no auge da crise recente.

Dessa forma, pesariam tanto o efeito do ajuste das taxas de juros nominais devido à essa correção, quanto o efeito de uma inflação potencialmente superior nesse cenário mais favorável à economia brasileira.

Só o tempo dirá se taxas de juros a termo da ordem de 10,50% aa, 10,60% aa (como pode ser observado pela taxa a termo do DI janeiro/17 e janeiro/21), são razoáveis para uma situação de normalização da economia mundial. Entretanto, na minha opinião são excessivas!

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 12h49, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto mostraram leve queda frente aos níveis negociados na terça-feira, ao serem vendidas na faixa de 3,0% aa no site do Tesouro Direto. Vale lembrar que a referência para comparação é a NTNB Principal de 15/05/2015.

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto

Bons negócios!

Acesse também

https://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

https://twitter.com/investcerto