Como se calcula o preco justo de uma acao II

30/03/2013 21:24

 

 

Como se calcula o preco justo de uma acao?

Alguem saberia me dizer como eu calculo o preco justo de uma acao? Como saber se o papel esta hoje sendo negociado acima ou abaixo de seu valor justo?

 

·                              

Melhor resposta - Escolhida por votação

Danilo,

 

Um dos métodos seria com a ” análise fundamentalista relativa”, onde através de múltiplos produzidos pelos balanços podemos saber como está a saúde financeira de uma empresa e compará-la com outras empresas do mesmo setor, seja no Brasil ou no mundo.

 

Esta técnica para conhecer o preço justo leva em considerações alguns dados:

 

1) Resultado Operacional: este pra mim é um dos dados mais importantes do balanço de uma empresa. Mostra se a empresa dá lucro ou prejuízo com o “seu negócio”, ou seja com aquilo que ela se propõe a fazer. Não leva em conta se a empresa teve uma grande rentabilidade em aplicações de hedge, em valorização cambial, em empréstimos, em abatimentos de dívida. Enfim, só interessa, compra e venda daquilo pra qual ela foi criada.

 

2) Resultado Financeiro: este dado muitas vezes mascara os resultados finais de uma empresa, seja pra cima ou pra baixo, pois imbute nos dados do ítem 1, lucros que não se referem ao “objetivo da empresa”, ou seja lucros, taxas e transações bancárias que pouco tem a ver com a compra e venda do setor em que a empresa está situada. É como se vc fosse um médico que gasta mais do que arrecada, mas no final do mês vai na sua caderneta de poupança e saca o valor dos juros dela pra fechar o seu mes no azul.

 

3) Ebitda ( são os ganhos dos ítens 1 e 2, acrescidos de depreciação e amortização dos ativos, além das taxas praticadas) . Muitas vezes são usados pelos analistas como sinômimo de fluxo de caixa. Eu prefiro usar como sinônimo de fluxo de caixa o ” RESULTADO OPERACIONAL” citado no ítem 1.

 

4) Lucro líquido vem após descontados todos os impostos do ítem 3.

 

A partir daí temos acessos aos múltiplos. Como são vários, vou citar alguns que uso pros meus cálculos:

 

a) P/L : índice preço lucro. É uma medida de quantos anos vai levar pro seu investimento se pagar se a empresa continuar dando o mesmo lucro dos últimos 12 meses. P/Ls alto são muitas vezes aceitos por analistas que acreditam que os lucros da empresa no futuro vão ser exorbitantes, pois aí, o que hoje parece um P/L alto no futuro ficaria baixo. E é exatamente aí que mora o perigo, trabalhar com projeção de lucros e não com histórico de lucros. Eu não gosto de projeção, gosto de histórico. Só consigo projetar um bom lucro se a empresa há anos tem “HISTÓRICO” de bons lucros seja em mercados cíclicos ou em mercados inelásticos.

 

b)Margem Bruta e Margem Líquida: margens significam o que sobra pra empresa após receber todas as faturas da venda e descontar todos os custos de produção. Ou seja, quando maior a margem, maior será o dinheiro que sobra pros acionistas. Eu procuro empresas que tenham Margem Bruta ou Margem Ebitda acima de 30% e Margem Líquida acima de 15%.

 

c) Rentabilidade sobre o Patrimônio: sem dúvida um dos grandes indicadores do mercado. Signfica quanto seus ativos conseguem gerar de renda com o dinheiro do patrimônio. Se a empresa precisa de altos investimentos pra gerar renda, esta rentabilidade é baixa. Porém se a empresa com pouco patrimônio gera boas rendas, ela é tida como uma empresa leve. Como exemplo genérico vamos citar duas empresas de Radiografias: Uma faz radiografia digital cujo aparelho custo 300 mil dólares. A outra usa radiografia analógica cujo aparelho custa 50 mil dólares. Ambas recebem o mesmo dinheiro dos convênios por cada radiografia. Qual empresa tem maior rentabilidade sobre o patrimônio? Obviamente a que tem aparelho analógico, pois recebe a mesma coisa tendo investido 6x menos. Isso é pra enfatizar que patrimônio TEM QUE GERAR RENDA. De nada vale ter um patrimônio líquido enorme se este patrimonio não gera renda. Eu procuro empresas que tenham uma ROE ( Rentababilidade sobre o Patrimônio acima de 30%).

 

Por último endividamento. Empresas DEVEM fazer dívidas. Elas são úteis pro crescimento. Mas tem que ser feitas com boas taxas e pra usar o dinheiro pra “GERAR MAIS RENDA”. Eu procuro empresas com um endividamento abaixo de 3x a relação Divida Líquida/Ebitda, ou seja, em 3 anos a empresa pagaria a dívida com a sua geração de caixa.

 

Dividend Yield: é o percentual que volta pra vc, investidor, sob a forma de dividendos. Aqui existe um porém que já foi explicado por mim em outro artigo. Investidores que querem RENDA, buscam altos dividendos ( acima de da taxa Selic). Ideal pra investidores conservadores, ou que já tem uma certa idade, e quer mesmo é curtir a vida com a renda que a bolsa lhe proporciona. Já indivíduos mais agressivos e que tenham uma idade menos avançada podem se dar ao luxo de desprezar altos dividendos “DESDE QUE O LUCRO QUE A EMPRESA ESTÁ LHE TOMANDO AO NÃO PAGAR DIVIDENDOS ESTEJA SENDO MUITO, MAS MUITO MESMO BEM EMPREGADO.”

 

Portanto ao encontrar:

 

1) empresas com P/Ls abaixo de 10, idealmente abaixo de 8.

 

2)Resultados Operacionais positivos e crescentes nos últimos 5 ou 10 anos.

 

3) Margens Ebitda ou Bruta acima de 30%

 

4) Rentabilidade sobre o Patrimônio acima de 30%

 

4) Divida líquida/Ebtda abaixo de 3x.

 

5) Dividend yield acima de 10% ( se considerar dividendos abaixo disso, a empresa tem que apresentar lucros operacionais em franco e contínuo crescimento).

 

Pronto, analise a empresa que voce está querendo ser investidor para os seus próximos anos e veja QUAL É O PREÇO JUSTO DA MESMA

 

Sucesso em seus investimentos!>>

 

Fonte(s):

Nelogica

Financenter

Ricardo Borges

Agora

WIN Trade

  

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100508131636AAw1SPm