02 - Calculadora HP Cientifica

20/11/2012 10:28

novatinhanews.com/bolsa/calculadora.php

 

Instruções.

A calculadora possui 100 posições (posições de memória), sendo que 4 delas são mostradas no visor e numeradas de 1 a 4. Em cada posição você poderá entrar com um número. A cada número novo inserido o anterior sobe uma posição e assim sucessivamente.

Exemplo: tecle um número e pressione enter. Tecle outro número e pressione enter.

Uma determinada operação é realizada entre o número da posição 2 com o número da posição 1.

Exemplos:
I - Operação entre 2 números.
Na calculadora insira um número e tecle enter.
Insira outro número e tecle enter.
Tecle a operação desejada entre o número da posição 2 com o número da posição 1.

II - Operação entre 4 números.
Caso haja números nas posições tecle a seta branca tantas vezes quantas forem necessário para apagá-los.
Entre com um número e tecle enter.
Entre com o 2º número e tecle enter.
Entre com o 3º número e tecle enter.
Entre com o 4º número e tecle enter.
Ao selecionar uma operação, a mesma será efetuada entre o número da posição 2 com o número da posição 1.
O resultado desta operação será mostrado na posição 1, sendo que os números das posiçãos superiores descem, automaticamente para a posição inferior.
Agora você está pronto para realizar outra operação que será efetivada entre os números das posições 2 e 1. E, assim sucessivamente.

III - As bases disponíveis são: hexadecimal (hex), decimal (dec), octagesimal (oct) e binária (bin). Para mudar de base simplesmente pressione com o ponteiro do mouse a tecla correspondente.

Exemplo prático: de decimal para binário.
Se a base dec não estiver selecionada (verifique no topo da calculadora) pressione a tecla dec e entre com um número e logo após pressione a tecla "bin".

IV -As funções nas cores "azul" e "laranja" deverão ser usadas logo após pressionar a seta da cor correspondente. O valor de "x" mostrado nas funções assumirá o valor do número da posição 1 e o valor de "y" o da posição 2.

Exemplo A: Calcular o quadrado de um número. Insira um número e tecle enter. Pressione a seta "azul" e logo a seguir a tecla imediatamente abaixo do símbolo que indica tal operação (primeira tecla ao alto da esquerda para a direita).

Exemplo B; Para calcular a raíz X de Y. Insira o número 27 e tecle enter. Insira o número 3 e tecle enter. Pressione a seta azul e logo a seguir pressione a tecla imediatamente abaixo do símbolo que indica esta operação (segunda tecla ao alto da direita para a esquerda.

V - Se deseja trabalhar com números de N casas decimais tecle um número de 0 a 9 e pressione a tecla "fix". A partir de então os números serão mostrados com N casas decimais.

VI - Somatório - esta função quando acionada soma todos os números disponíveis em todas as posições. insira alguns números em algumas posições (até o limite de 100). Pressione a seta laranja e logo após a tecla de somatório (tecla 5).

VII - Média aritmética. insira alguns números em algumas posições (até o limite de 100). Pressione a seta azul e logo após a tecla de média aritmética (tecla 5).

VIII - A função undo tem por finalidade desfazer a última operação efetuada,

IX - A função swap troca os valores das posições 1 e 2.

X - Transformação de unidades de medida. As transformações disponíveis são: litros em galões (l em gal), Kg em lb (quilos em libras) - ºC em ºF - deg em rad - cm em in (centímetros em polegadas) - e vice-versa.

Exemplo: para transformar 10 polegadas em centímetros, entre com o número 10 pressione a seta azul e logo após a função cm (tecla 3).