Indicadores Fundamentalistas

 

1)      P/L: Preço da ação dividido pelo Lucro por Ação. O P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital investido, através do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando que esses lucros permaneçam constantes.

 

2)      LPA: O Lucro por Ação reflete o Lucro Líquido da empresa em determinado período dividido pelo número de ações da empresa. O indicador, por si só, não é tão relevante. O que é importante é verificar a capacidade da empresa de ter um LPA crescente ao longo dos anos.

 

3)      P/VP: Preço da ação dividido pelo Valor Patrimonial por ação. Informa quanto o Mercado está disposto a pagar sobre o Patrimônio Líquido da empresa.

 

4)      VPA: Valor Patrimonial por Ação. É o Valor do Patrimônio Líquido dividido pelo número total de ações.

 

5)      P/EBITDA: Preço da ação dividido pelo EBITDA por ação. O EBITDA é o lucro antes das despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização. É uma boa aproximação do lucro operacional da empresa.

 

6)      Margem Bruta: É o Lucro Bruto dividido pela Receita Líquida. Indica a porcentagem de cada R$1,00 de venda que sobrou após o custo dos produtos/serviços vendidos.

 

7)      PSR: Price Sales Ratio: é o preço da ação dividido pela Receita Líquida por ação.

 

8)      Margem EBITDA: É o EBITDA dividido pela Receita Líquida. Indica a porcentagem de cada R$1,00 de venda que sobrou após o pagamento dos custos dos produtos/serviços vendidos, das despesas com vendas, despesas gerais e administrativas.

 

9)      P/Ativos: Preço da ação dividido pelos Ativos Totais da empresa por ação.

 

10)   Margem Líquida: Lucro Líquido pela Receita Líquida.

 

11)   P/Cap. Giro: Preço da ação dividido pelo Capital de Giro por ação. Capital de Giro é o Ativo Circulante menos Passivo Circulante.

 

12)   EBITDA/Ativo: É a relação do EBITDA dividido pelos Ativos Totais da empresa.

 

13)   P/Ativo Circ Líq: Preço da ação dividido pelo Ativo Circulante Líquido por ação. Ativo Circulante Líquido é obtido subtraindo o Ativo Circulante pelo Passivo, ou seja, após o pagamento de todas as dívidas, quando sobraria dos Ativos mais Líquidos da empresa (caixa, créditos, estoques, etc.).

 

14)   ROIC e ROE: Esses dois indicadores também apresentam dados que permitem analisar a eficiência da empresa. O ROIC significa o Retorno Sobre o Capital Investido da empresa. Ele mede a capacidade da empresa de obter lucro a partir de seus investimentos. Quanto maior, melhor. O ROE, por sua vez, indica o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (Equity) da empresa, ou seja, a eficiência da empresa de produzir lucro a partir de seu patrimônio. Quanto maior, melhor também. O ideal, também, é comparar o ROIC e o ROE com anos anteriores, a fim de verificar se o resultado é constante.

 

15)   Dividend Yield: É o dividendo pago por ação dividido pelo preço da ação. É o Rendimento gerado para o dono da ação pelo pagamento de dividendos.

 

16)   EV/EBITDA: Valor da empresa dividido pelo EBITDA.

 

17)   Liquidez Corrente: Ativo Circulante dividido pelo Passivo Circulante. Reflete a capacidade de pagamento de dívidas da empresa, no curto prazo.

 

18)   Giros Ativos: Receita Líquida dividido pelos Ativos Totais. Indica a eficiência com a qual a empresa usa seus Ativos para gerar vendas.

 

19)   Div Br/Patrim: Dívida Bruta total (dívida + debêntures) dividido pelo Patrimônio Líquido.

 

20)   Cres. Rec (5a): Crescimento da Receita Líquida nos últimos 5 anos.